25 Janeiro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
25 Janeiro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
A implantação de um software costuma ser um grande desafio para as empresas, pois esta atividade geralmente é complexa e necessita ser realizada sem que sejam causados impactos nas operações de negócio e atividades que as pessoas executam no seu dia a dia. Além disso, a integridade dos dados precisa ser protegida e as integrações entre sistemas não podem sofrer alterações.
Uma implantação de software pode ser feita por conversão direta, em paralelo, utilizando um projeto piloto, dentre outras maneiras. Independente da forma escolhida é preciso garantir um alto grau de confiança nesse processo. Para que esta tarefa seja realizada com boas chances de sucesso, geralmente ela é suportada por uma metodologia que envolve, dentre outras fases: planejamento do projeto de implantação, levantamento de requisitos, desenvolvimento, configurações, parametrizações, treinamento dos usuários, além é claro, dos testes.
Em se tratando especificamente da etapa de testes, esta tem como um de seus objetivos avaliar as funcionalidades e garantir que as regras de negócio estejam corretas gerando confiabilidade para o chamado “go live”. Tudo isso para evitar que módulos não operem corretamente quando combinados, programas não façam exatamente o que é esperado, sistemas simplesmente deixem de funcionar, entre outros aspectos.
Portanto, contar com um processo que garanta a Qualidade do Software durante e após a sua implantação é fundamental em qualquer projeto. Neste sentido, para evitar problemas gerados por sistemas implantados com possíveis falhas, apresentamos abaixo algumas dicas que podem ser seguidas.
O ambiente de testes deve ser controlado e o mais próximo possível do ambiente de produção para que sejam identificados erros “reais” evitando que estes ocorram após a implantação. Desta forma, o programador pode avaliar os bugs descobertos e analisar formas para corrigí-los, anotando as soluções visando possibilitar o acompanhamento do status do sistema e seus problemas.
Muitos projetos fracassam e não alcançam seus objetivos devido a diversas anomalias ou falhas que não foram identificadas no seu planejamento. Para obter qualidade no software e em seus processos, deve-se realizar um planejamento minucioso. Portanto, para garantir a qualidade do projeto de implantação é preciso contar com um roteiro que apresenta tudo o que deve ser testado e como isso deve ser feito. Além disso, é preciso conhecer quais são os resultados esperados e caso houver diferenças ou erros, devem ser realizadas as correções.
Assegurar que sistemas estão cumprindo corretamente todas as regras e funções é um grande desafio devido à complexidade e diversas dificuldades relacionadas ao processo de desenvolvimento. Então, após a criação dos planos e casos de testes que cobrem os principais cenários de negócio da aplicação é necessário que estes procedimentos sejam executados a cada nova versão do sistema até que a versão final esteja pronta para ser implantada.
Além de identificar e corrigir erros é essencial contar com ferramentas de gestão para que seja possível medir, através de indicadores, o nível de confiabilidade do sistema e decidir se o mesmo está apto a entrar em operação.
Para ajudar as empresas nesse desafio desenvolvemos o software QualiGo, uma solução completa para a criação de um processo eficaz de gestão e controle da qualidade. Com ele você poderá reduzir o número de problemas encontrados junto ao seu cliente/usuário final além de controlar indicadores de qualidade de forma simples e eficaz.
Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e conheça o QualiGo.
A participação dos usuários-chave durante a implantação é de extrema importância para o sucesso do projeto. Inclusive, é indicado que eles tenham participação efetiva nas atividades, conheçam a tecnologia utilizada e saibam executar as funções do sistema. Eles precisam comprar a ideia, empregarem esforços e conhecer as suas responsabilidades.
Para finalizar, vale lembrar que apesar de todos os cuidados, erros sempre podem acontecer durante a implantação de um sistema, seja em sua totalidade, um novo módulo, pacotes de alterações, etc.
Então, o ideal é contar com uma equipe para dar suporte aos usuários durante e após a execução do projeto. Criar documentos e formas de deixar todos os envolvidos cientes do que será implantado também é indicado.
O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e contribua com o nosso blog!
0 Comentários