Como otimizar a tomada de decisão em minha empresa?

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Tomar decisões faz parte da nossa vida, desde a mais tenra idade. Sempre estamos diante de escolhas a serem feitas. Muitas delas, se erradas, acarretam perda de tempo, de dinheiro, e não raro, oportunidades jogadas fora.

Um gestor é alguém que tem, como principal característica, a capacidade de saber lidar com essa realidade em nível profissional, pois muitas vezes o futuro de um negócio depende de uma correta tomada de decisão.

Como tomar decisões de forma acertada?

Para ter segurança em nossas tomadas de decisões, é preciso, antes de tudo, saber onde queremos chegar. Consequentemente, precisaremos compreender onde estamos, para então, estabelecermos o plano, que dirá como chegar ao nosso destino. Alguns pré-requisitos se tornam necessários, como os que elencamos a seguir.

Investir em Planejamento Estratégico

Devemos planejar estrategicamente as atividades da nossa empresa, por meio de atitudes inteligentes, tais como:

  • Conhecer o nosso cliente e suas expectativas;

  • Conhecer o mercado onde estamos inseridos;

  • Estar alinhados com a visão de negócio da empresa;

  • Mapear os desafios e riscos do segmento.

Isso nos permitirá elaborar um plano decisório bem mais consistente.

Usar a criatividade e a tecnologia como aliadas

O diferencial para se chegar de uma forma diferente ao melhor resultado está, muitas vezes, na criatividade. Para isso, precisamos eventualmente sair da caixinha do convencional e ousar, com soluções que nos trarão uma vantagem competitiva no mercado.

Podemos pensar na tecnologia mobile, que está em praticamente todas as áreas de negócios atualmente, bem como novas tecnologias que agreguem diferencial ao nosso produto.

Ter um Plano B

Um bom gestor sempre está preparado para uma solução alternativa, quando uma variável nova muda o contexto, mesmo que o Plano Estratégico tenha sido bem elaborado.

Ninguém está imune a variações no negócio e eventuais necessidades de ajustes emergenciais.

Ouvir Especialistas

Um gestor eficiente não é aquele que sempre tem a resposta, ou que sabe de tudo, mas o que procura cercar-se de pessoas com diversas competências, que lhe auxiliarão na tomada de decisão. Esteja, portanto, sempre pronto a ouvir todos os pontos de vista.

As vantagens de um processo de tomada de decisão bem elaborado

Quanto seguimos as premissas listadas acima, dentre outras que podemos acrescentar à nossa estratégia de tomada de decisão, agregamos valor ao serviço que realizamos. Assim, conseguimos baixar o custo, otimizar o tempo e, não menos importante, entregar um produto o mais livre possível de falhas e menos suscetível a refações; o que seria ruim para o negócio.

Uma tomada de decisão bem embasada permite que sistemas sejam desenhados e desenvolvidos com uma margem bem menor de erros, diminuindo as perdas e evitando o custo com horas a mais de correção de erros que poderiam ter sido evitados por meio de um processo de testes bem elaborado.

O tempo ganho pode ser usado para planejamento, pesquisas e análise mais elaboradas dos resultados obtidos. Se for o caso, até mesmo ajustes, que venham a trazer melhorias, podem ser implementados, agregando valor pelo diferencial do serviço oferecido.

Caso você queira contribuir com esse post ou tenha alguma dúvida sobre como elaborar seu plano decisório, deixe um comentário. Será um prazer respondê-lo!

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