15 Maio, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
15 Maio, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
Sob um ponto de vista técnico e de negócio, a atividade de Teste é importante para, além de outros fatores, revelar a presença de defeitos, aumentar a confiança, assegurar qualidade no desenvolvimento e garantir a satisfação do cliente em relação ao uso de um software.
No entanto, nem todas as empresas conseguem executá-la da forma desejada, seja pela ausência de profissionais capacitados na equipe, indisponibilidade de recursos financeiros, falta de tempo ou até mesmo pela pouca importância que essa área recebe.
Além desses fatores, para que a atividade de Teste traga os resultados desejados e reduza as não-conformidades em processos de desenvolvimento de software, ela deve seguir um processo minimamente organizado, o qual deve conter algumas atividades essenciais, tais como:
Planejar as atividades é uma das partes mais importantes do processo de teste porque é nela que se define como o projeto será conduzido além de projetar os resultados que serão analisados e mensurados pelos gestores.
Esta atividade tem como foco principal a elaboração do planejamento do Projeto de Teste. É neste momento que se deve criar os artefatos que permitirão coordenar as atividades a serem realizadas. Alguns dos itens construídos nesta etapa são: planos de teste, roteiros de teste e casos de teste.
Além disso, são definidas as estratégias, ferramentas e tipos de testes a serem executados. Nesta etapa devem ser definidos também os profissionais necessários, ambiente de teste, cronograma de atividades e critérios para a finalização das atividades.
Um caso de teste é basicamente um conjunto de passos a serem realizados, em sequência, para verificar se o propósito do teste é atingido e se as funcionalidades presentes na aplicação funcionam corretamente de acordo com um resultado pré-determinado.
Assim sendo, nesta fase do processo de teste, uma das principais atividades é a execução dos casos de teste, tarefa geralmente realizada pelos testadores com o intuito de encontrar falhas e registrá-las nas ferramentas de gestão de defeitos.
Tais informações são analisadas e servem como base para mensuração dos resultados obtidos.
Nesta fase, são analisados os resultados obtidos a partir da execução das atividades planejadas. Tais resultados podem ser verificados, dentre outras formas, através de relatórios gerenciais que contêm Indicadores de Qualidade. Algum exemplo destes indicadores são:
Todas essas informações são relevantes para averiguar o nível de qualidade do produto entregue ao cliente, além de possibilitar a proposição de melhorias no processo de teste.
Como podemos constatar, a utilização de técnicas de teste é uma importante ferramenta para alcançar a qualidade das aplicações e minimizar os defeitos no desenvolvimento de software.
Abordamos neste post apenas três etapas, porém existem várias outras que podem ser aplicadas.
Se você precisa colocar em prática essas ações ou ampliá-las, podemos ajudá-lo.
Trabalhamos com técnicas, ferramentas e profissionais qualificados com forte atuação e experiência comprovada em projetos de garantia e controle da qualidade, planejando e executando os seguintes tipos de teste:
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