14 Novembro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
14 Novembro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
Como você sabe que sua empresa está dando os passos necessários para crescer? Acompanhar indicadores estratégicos de TI é a maneira mais precisa e eficiente de garantir bons resultados para o seu negócio. Afinal, por meio deles, é possível gerenciar os processos e identificar se há necessidade de alterações para manter os objetivos determinados.
Há uma infinidade de indicadores estratégicos de TI que a sua empresa pode monitorar, de acordo com a sua área de atuação específica. Mas alguns desses indicadores são essenciais a qualquer tipo de negócio e precisam estar presentes no dia a dia da sua empresa, contribuindo para impulsionar melhores resultados.
São esses indicadores estratégicos de TI fundamentais que reunimos para você neste artigo. Assim, você tem em mãos todo o conteúdo de que a sua empresa precisa para se destacar no mercado.
Um dos indicadores estratégicos de TI mais importantes e que você não deve deixar de monitorar na sua empresa é o ROI, sigla em inglês para retorno sobre investimento. Ele é o responsável por calcular a relação entre o investimento realizado e os resultados obtidos em determinado período. Ou seja, avalia se um investimento trouxe ganhos ou prejuízos para a empresa.
Esse indicador é essencial para você analisar se vale a pena investir novamente na aquisição de equipamentos, em estratégias e até mesmo em determinados processos de desenvolvimento de software.
Para calcular o ROI, use esta fórmula:
Retorno sobre investimento = (ganho conquistado – investimento inicial)/investimento inicial
Para exemplificar, pensemos em um investimento de R$ 1.000 com ganho de R$ 4.500. Aplicando os valores na fórmula, temos o seguinte:
ROI = (4.500 – 1.000)/1.000
ROI = 3,5
Nesse exemplo, então, o retorno sobre investimento foi de 3,5 ou 350%.
A partir desse dado, você pode tomar decisões melhores e, consequentemente, ter melhores resultados.
Monitorar a produtividade da equipe também está entre os principais indicadores estratégicos de TI e é uma das maneiras mais eficientes de melhorar resultados na sua empresa. A produtividade pode ser medida por meio da capacidade de produção. Para isso, é necessário determinar um período de tempo e avaliar tudo o que foi produzido, comparando o resultado com períodos anteriores.
Acompanhando continuamente esse indicador, você terá condições de superar a média de tempo que cada processo leva para produzir. Então, comece a medir o tempo de cada processo do desenvolvimento de sistemas. Em seguida, analise se a sua equipe está melhorando o desempenho e, caso não, faça as alterações necessárias para tornar esse cenário favorável.
Você observa qual é a imagem que a sua empresa tem externamente, especialmente em relação a qualidade dos produtos e soluções em software oferecidos? Os usuários (ou impactados por estes sistemas) têm experiências positivas ou fazem questão de mostrar que enfrentaram muitos problemas de funcionalidade e/ou confiabilidade da ferramenta?
Sem dúvidas, estes usuários, sejam parceiros ou clientes finais são peça fundamental para garantir a credibilidade da sua empresa no mercado. Se o nível de satisfação deles não for bom, certamente a imagem corporativa estará comprometida.
Portanto, é de extrema importância que você monitore indicadores estratégicos de TI que avaliem a satisfação dos clientes em relação a qualidade dos sistemas entregues. Por exemplo, crie questionários de satisfação que possibilitem ao cliente avaliar o atendimento de forma quantitativa. Isso fará com que você tenha dados concretos sobre onde são necessárias mudanças que levem a uma melhora de processos, produtividade e atributos técnicos dos sistemas.
A lucratividade é um importante indicador que revela os ganhos da empresa sobre o trabalho desenvolvido. Pode ser aplicada de forma geral ou em relação a um item/área específico, como o desenvolvimento de softwares. O modo mais simples de calcular a lucratividade é aplicando a seguinte fórmula:
Lucratividade = lucro líquido / receita total x 100
Em um exemplo, suponhamos que a sua empresa tem uma receita total para um projeto de R$ 200 mil e, com seu uso, haja um lucro líquido de R$ 18 mil. Então, temos o cálculo:
Lucratividade = 18.000 / 200.000 x 100
Lucratividade = 0,09 x 100 = 9%
Portanto, a taxa de lucratividade da sua empresa neste exemplo seria de 9% (isso sem considerar outras variáveis, como custos, despesas e margem de contribuição).
Neste artigo, trouxemos para você os indicadores estratégicos de TI essenciais para você monitorar no seu negócio. Agora que você está por dentro de quais são esses indicadores, entenda também como monitorá-los.
Preparamos um infográfico detalhado com tudo o que você precisa saber para monitorar KPIs na sua empresa. Nele, será possível entender, de forma bem visual, como acompanhar as métricas e melhorar os resultados da área de TI.
Ver infográfico “KPI’s em Projetos de TI: o que e como monitorar”
0 Comentários