24 Abril, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner e Diego Pinheiro
24 Abril, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner e Diego Pinheiro
A demanda pelo desenvolvimento de sistemas web vem aumentando devido a alguns fatores como facilidade de acesso e possibilidade de utilizar a aplicação em diversos dispositivos como computadores, celulares e tablets. Nesse cenário, de acordo com a Forbes, até 2027, espera-se que 23% das compras no varejo ocorram online. Em 2024, 52% dos compradores online relatam fazer compras online internacionais.
Considerando as tendências atuais em pagamentos digitais, é evidente que estão se tornando cada vez mais dominantes no mercado. Sendo assim, testar cada etapa do processo de pagamento do sistema é muito importante. Os testes de pagamento garantem que as transações financeiras sejam processadas com precisão, evitando erros que possam causar perdas ou insatisfação do cliente. Eles mantêm a confiança nos sistemas, melhorando a experiência do consumidor e protegendo a reputação da empresa. Diferentes tipos de testes de pagamento podem ser realizados para verificar a funcionalidade e confiabilidade da aplicação, tais como:
1. Testes funcionais: Verificam se o processo de pagamento funciona de acordo com os requisitos funcionais. O teste “end to end” realiza uma avaliação completa da funcionalidade com cenários orientados para garantir que todas as características do sistema atendem os seus requisitos.
2. Testes de desempenho: Uma das principais características que o cliente busca em sistemas online é a agilidade para utilizar as funcionalidades da aplicação. O teste de performance serve, nesse contexto, para avaliar a eficiência e disponibilizar informações necessárias para que a empresa possa tomar ações corretivas em relação às inconformidades relacionadas ao desempenho dos seus sistemas. Isto é, avaliam a capacidade do sistema de lidar com grandes volumes de transações sem perder desempenho ou tempo de inatividade.
3. Teste de usabilidade: Os testes de usabilidade são feitos por diversas ações que têm por finalidade a verificação do quão intuitivo é o uso da plataforma, a partir do ponto de vista do usuário que acessa. Esse teste pode ser realizado por um grupo de pessoas (usuários, projetistas, técnicos, designers, testadores, entre outros) que dão opiniões a respeito da facilidade que tiveram (ou não tiveram) para utilizar a aplicação. A partir das dificuldades encontradas, é possível descobrir quais melhorias serão necessárias realizar.
4. Testes de integração: Os testes de integração identificam se existem problemas para garantir que toda a transação seja processada corretamente, desde a ação do usuário na interface do navegador até sua conexão com o back-end. Garantem assim que o processo de pagamento está integrado corretamente com outros sistemas, como sistemas de pedidos e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
5. Testes de localização: O seu sistema se destina a ser usado somente por usuários que falam português ou é multilíngue? Testes de internacionalização consistem em averiguar se as mensagens e demais resultados são traduzidos corretamente de acordo com o idioma escolhido pelo usuário. Estes testes medem a capacidade do sistema de processamento de pagamento de operar em diferentes idiomas, moedas e regiões.
6. Testes de segurança: Os testes de segurança permitem identificar vulnerabilidades e garantir a integridade dos sistemas permitindo: identificar vulnerabilidades e falhas em sistemas e aplicações, avaliar a eficácia das medidas de segurança implementadas, cumprir requisitos regulatórios e normas de conformidade, Proteger a reputação da organização e minimizar riscos, dentre outros fatores. Logo, testam os controles de segurança do sistema para identificar quaisquer vulnerabilidades e proteger os dados do cliente.
7. Testes de Acessibilidade: A acessibilidade digital tem como principal objetivo facilitar e otimizar o acesso de pessoas com deficiência aos ambientes virtuais, eliminando as barreiras encontradas na web. Por meio dessa prática, é possível utilizar, participar e interagir com autonomia em sites e serviços disponíveis na internet, incluindo sistemas de pagamento.
Algumas validações importantes na execução de testes de pagamento são:
Verificação de cartões: Verificar os detalhes de pagamento de um usuário é uma parte importante do processo de pagamento. Isso pode incluir a verificação das informações do titular do cartão, a verificação de sinais de fraude e testar medidas para detectar e prevenir transações fraudulentas.
Processamento de transações: Validar a transferência e o registro dos dados de pagamento. Testes de integração, validação de rastreios e tratamento de exceções podem ajudar a evitar problemas.
Segurança de pagamento: Os recursos de segurança do sistema devem ser testados, principalmente para ajudar a prevenir fraudes.
Tratamento de reembolsos e estornos: Às vezes, os clientes podem solicitar reembolsos ou estornos por diversos motivos, como um produto com defeito ou uma discrepância nos detalhes do pagamento. Testar os reembolsos e estornos é fundamental para validar se o processo do sistema é rápido e eficaz.
Desempenho do sistema de pagamento: Transações que levam muito tempo para serem processadas podem levar à perda de usuários e de receita. Os sistemas devem ser projetados com escalabilidade e desempenho. Testes de desempenho podem ajudar a garantir a velocidade e eficiência no processamento de pagamentos.
Experiência do usuário: Os sistemas de pagamento costumam ser o último ponto de contato para os clientes em uma jornada de compra online. Construir uma experiência de pagamento intuitiva e fluida é importante para melhorar a satisfação do cliente. Os sistemas devem ter indicações visuais claras com mensagens úteis, detalhes do carrinho pré-preenchidos e uma transição suave para as páginas de seleção de método de pagamento e de finalização da compra.
Compatibilidade entre navegadores: Pode haver diferenças na aparência e comportamento do módulo de pagamento entre diferentes navegadores. Assim sendo é preciso garantir que a aplicação funcione de modo esperado perante várias plataformas.
Suporte a outros idiomas: O suporte a outros idiomas pode ser essencial para um sistema de pagamento, dependendo do público-alvo e dos objetivos comerciais. Isso inclui a capacidade de exibir mensagens de erro em diferentes idiomas. Testar esse suporte pode melhorar significativamente a experiência do usuário e reduzir o potencial de erros.
Integração com sistemas CRM ou contábeis: Os sistemas provavelmente estão integrados com sistemas de CRM ou contábeis para a reconciliação de dados e os processos de atendimento de pedidos. Testar a integração pode ajudar a reduzir erros manuais e validar dados de pagamento e transações.
Entender cada etapa no sistema é importante, pois o resultado e a satisfação do usuário dependem inteiramente da qualidade do processo de pagamentos. Embora a segurança continue sendo a principal preocupação do cliente, a experiência geral do usuário é determinada pelo desempenho do sistema, facilidade de uso e eficiência na resolução de problemas, se surgirem.
A busca pela qualidade e confiabilidade vem sendo incorporada ao processo de desenvolvimento das empresas e sistemas web não devem ficar fora desse contexto devido a sua grande importância. Assim sendo, não deixe de realizar as validações citadas neste artigo, as quais trazem inúmeros benefícios.
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