12 Junho, 2025 |
Por: Cristiano Baumgartner
12 Junho, 2025 |
Por: Cristiano Baumgartner
Testes de software não são apenas uma etapa do desenvolvimento, são uma forma de garantir que o que foi construído realmente funciona como deveria. Com a pressão crescente por entregas rápidas, redução de custos e aumento da eficiência, muitas empresas têm adotado o modelo onde os próprios desenvolvedores ficam responsáveis pelos testes de software. À primeira vista, essa abordagem parece enxuta e prática. Afinal, quem melhor para testar o código do que quem o escreveu? Porém, quando essa responsabilidade recai exclusivamente sobre os desenvolvedores, a empresa corre o risco de comprometer a qualidade, a confiança do cliente e a escalabilidade dos seus produtos.
Quando os testes ficam restritos somente ao time de desenvolvimento, diversos problemas podem passam despercebidos, desde falhas críticas em produção até impactos diretos na experiência do usuário. Portanto, mais do que um problema técnico, isso se torna um gargalo operacional com alto custo para a reputação, escalabilidade e resultados da empresa. Neste artigo, listamos os principais problemas de contar apenas com desenvolvedores para realizar testes e mostramos por que a presença de uma área ou cultura de QA bem estruturada é essencial para organizações.
1. Percepção da Qualidade
O mesmo profissional que escreve o código também é o responsável por testá-lo. Isso cria um viés natural: desenvolvedores tendem a validar o funcionamento esperado, e não buscar falhas. O resultado? Bugs óbvios podem passar despercebidos. Testadores trabalham com hipóteses e normalmente são céticos buscando incessantemente a presença de erros. Todavia, desenvolvedores são confiantes em suas técnicas e métodos de trabalho e geralmente não aceitam que um determinado defeito aconteça. Isso, por vezes, gera alguns conflitos que devem ser minimizados. O que você faria se um testador passasse um erro ao desenvolvedor que não aceita o apontamento dizendo que o requisito foi desenvolvido como pedido em especificação?
2. Falta de especialização em QA
Testar é uma disciplina à parte. Envolve técnicas específicas, estratégias, ferramentas e um olhar voltado a garantir Qualidade. QA’s experientes sabem como testar limites, exceções e fluxos não convencionais. Desenvolvedores, muitas vezes, não têm esse conhecimento e experiência. Apesar disso, a utilização apropriada das técnicas de testes de software ainda não é uma prática muito difundida entre algumas equipes de desenvolvimento.
3. Redução da cobertura de testes
Os testes de software são conjuntos de funções e atividades que são executadas com o objetivo de encontrar erros cometidos na construção de um software. Além de buscar e identificar defeitos no software, os testes têm como objetivo comprovar que o produto atende aos requisitos e que está em conformidade com suas especificações. Em um cenário onde o time está pressionado por entregas rápidas, os testes podem acabar ficando em segundo plano. Desenvolvedores podem executar apenas os “caminhos felizes”, ignorando cenários críticos ou testes de regressão, reduzindo a cobertura.
4. Automação ineficiente
Testes automatizados precisam de arquitetura, manutenção e estratégia. Quando feitos de forma improvisada, podem se tornar frágeis e inconsistentes. Testes automatizados contribuem para a diminuição do custo de teste, além de proporcionar uma grande quantidade de recursos e alternativas para a sua execução em um sistema de maneira rápida e eficaz. Então, o ideal é contar com profissionais capacitados para essa finalidade.
5. Visão limitada do usuário final
Hoje em dia, com o mundo virtual sendo tão vital quanto o real, ter um produto bom, funcional e agradável é primordial para o bom andamento de qualquer negócio. Profissionais de QA são treinados para pensar como o usuário final. Desenvolvedores, naturalmente, pensam como criadores. Isso impacta diretamente na usabilidade e experiência do usuário, pois nem sempre o que “funciona” é o que realmente “faz sentido para o usuário”.
6. Falta de métricas de qualidade
Uma das informações mais importantes geradas no processo de teste de software são as métricas voltadas para avaliar e controlar a qualidade dos produtos desenvolvidos. Sem uma equipe dedicada as tarefas de QA, fica difícil implementar e acompanhar métricas como: taxa de cobertura, tempo médio para detecção de bugs, criticidade de defeitos, estabilidade por release, entre outros indicadores estratégicos.
7. Atrasos e Retrabalho
Você já calculou quanto o retrabalho impacta na produtividade da sua empresa? Quantas vezes foi preciso refazer um processo por falha na qualidade nos seus projetos de software? O retrabalho, sem dúvidas, é um dos principais vilões da produtividade. Muitas vezes, por falta de um teste de qualidade, várias etapas precisam ser reajustadas, o que resulta em desperdício de recursos e, claro, prejuízo. Ao abdicar de etapas formais de QA, problemas tendem a aparecer em
produção. Isso gera retrabalho, aumento de custo, insatisfação do cliente e perda de credibilidade, tudo aquilo que os testes buscam prevenir.
Muitos desenvolvedores não compreendem o quão pode ser difícil a atividade de testes. Normalmente, esta atribuição requer paciência e maleabilidade, além de um olhar atento aos detalhes, entendimento do negócio e capacidade de concentração. Logo, trazer especialistas em QA para o processo, seja com uma equipe interna estruturada ou por meio de uma consultoria experiente — é uma decisão estratégica, que reduz falhas, otimiza entregas e fortalece o posicionamento da empresa no mercado.
Na Testing Company, ajudamos times de tecnologia a profissionalizar sua abordagem de testes sem perder agilidade. Com ferramentas, processos e pessoas certas, transformamos o QA em um diferencial competitivo real.
Por meio de nossas soluções ajudamos a avaliar as seguintes questões dos nossos clientes:
· Nosso produto de software possui a qualidade desejada?
· O investimento para contratar testes formais é justificável?
· O processo sem contemplar a área de qualidade formal é mais custoso?
· Como observar e obter o ROI para qualidade e testes de software?
A área de testes de software vem se tornando cada vez mais essencial para que o processo de desenvolvimento antiga um ótimo nível de qualidade e confiabilidade. Um sistema que apresenta muitos erros e falhas após a sua entrega para os usuários, inevitavelmente não irá obter uma boa aceitação por parte destes. Além disso, os desenvolvedores acabam gastando bastante tempo para a correção de erros, muitas vezes complexos que poderiam ter sido identificados na fase inicial. Times de desenvolvimento maduros entendem que qualidade não é algo que se “deixa para o final”. Ela é construída diariamente, com apoio de profissionais especializados, processos bem definidos e uma cultura de prevenção.
O ideal é que os testes de software sejam parte essencial desde o planejamento do projeto, passando por todas suas fases e indo até a finalização e entrega do software totalmente funcional, tendo uma equipe de QA para conduzir essa atividade. Se a sua empresa ainda está testando no improviso, talvez esteja na hora de testar um novo caminho.
Vamos conversar? Fale com a gente.
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