05 Outubro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
05 Outubro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
Imagine que uma falha tenha ocorrido silenciosamente no seu sistema. Quanto tempo levaria até você ou seu usuário descobrir? Quais prejuízos esta falha pode acarretar?
Muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com as marcas ocorre de forma online. Desta maneira, o varejo online movimenta a economia e beneficia marcas e consumidores. Mas, e quando esta experiência não é satisfatória? Mais do que promover acessos às plataformas digitais, faz-se necessário garantir que o usuário fique satisfeito e permaneça conectado.
Neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais tipos de teste que devem ser aplicados em sistemas de e-commerce para garantir uma boa interação e, melhor ainda, que usuários satisfeitos voltem a acessá-los, vamos lá?
Teste de Software, quando aplicado no processo de desenvolvimento, desempenha papel fundamental no controle e garantia da qualidade, pois visa detectar erros preventivamente tornando as aplicações mais confiáveis.
Funcionalidade basicamente representa o conjunto de ações que um sistema deve executar. Teste funcional visa garantir que o software funciona da maneira esperada de acordo com seus requisitos e especificações, os quais descrevem como tais ações devem ocorrer e suas regras. Abaixo alguns exemplos de validações funcionais e de regras de negócio que podem ser aplicadas em um projeto de teste voltado para sistemas de compras online.
Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos de software apresentem mais qualidade e facilidade de uso. Usabilidade basicamente é a característica que revela quão fácil de usar e intuitivo um produto é. Neste sentido, observe fatores que estão relacionados diretamente com a experiência do usuário e que satisfaçam as necessidades do público-alvo, evitando problemas de uso, diagnosticando e resolvendo erros que podem afastar o cliente, garantindo assim que a imagem da empresa não seja prejudicada por falhas.
Testes de desempenho são validações nas quais a aplicação é submetida a uma carga de trabalho em condições específicas por um tempo determinado. O principal objetivo é verificar o comportamento do sistema em tais condições para saber o tempo de resposta, capacidade de carga e disponibilidade em picos de demanda, como por exemplo, em datas especiais.
Fazer esse tipo de teste evita perda de eficiência das operações de negócio e diminui prejuízos relacionados a vendas não realizadas por falhar oriundas de instabilidade, lentidão ou até mesmo inacessibilidade da aplicação web.
Imagine um Botão de Compra que não funciona corretamente em algum navegador impossibilitando o processo de compra online em um sistema de e-commerce. É fácil prever os danos que essa falha pode acarretar, sendo o principal deles o prejuízo financeiro.
Neste sentido, avaliar a compatibilidade entre navegadores e plataformas (inclusive mobile) é importante para evitar que falhas ocorram em situações específica como, por exemplo, em um determinado browser, dispositivo ou até mesmo na combinação destes. Obviamente é praticamente impossível simular todas as variações possíveis. Entretanto, dedicar esforços para garantir o correto funcionamento da aplicação nos contextos mais utilizados pelo usuário já garante uma confiabilidade considerável.
É sabido que atualmente as pessoas estão boa parte do seu tempo conectadas. Assim sendo, aumenta-se a exigência por segurança nos sistemas e aplicativos que contêm dados particulares dos seus usuários. Por isso, cada vez mais as organizações devem contar com métodos que reduzem o número de vulnerabilidade em seus produtos garantindo maior segurança e controle de acesso aos dados das aplicações.
Antecipar-se aos problemas e criar soluções é a missão da Testing Company. Por meio de uma equipe altamente qualificada, realizamos o diagnóstico e correções necessárias para assegurar que seu sistema de vendas online realize todas as funcionalidades desejadas, livre de falhas e perda de lucratividade.
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jonatas
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